Os 7 melhores softwares públicos que você já pode utilizar de graça -

Os 7 melhores softwares públicos que você já pode utilizar de graça

Postado em 14 de dezembro de 2016, às 19:00
Mais sobre Economia de Recursos



SOFTWARE PUBLICO BRASILEIRO - Inovar Público

Sabemos hoje em dia que uma solução de software robusta e confiável para sua instituição ou empresa pode custar milhares de reais, e em meio a uma crise que parece interminável, é fácil identificar organizações que não possuem condições de compra ou aluguel destas soluções.

Sendo assim, vale destacar uma iniciativa que disponibiliza gratuitamente softwares de diversas categorias e funcionalidades diferentes, é o Portal do Software Público.

Com finalidade de promover economia de recursos, independência de fornecedores, e principalmente compartilhamento de conhecimento, o portal disponibiliza atualmente cerca de 60 softwares gratuitos para baixar e começar a utilizar.

A seguir, selecionamos os softwares com maior destaque no portal, que com certeza poderão lhe auxiliar na prestação do serviço público de qualidade:

#1 – SEI – Sistema Eletrônico de Informações

https://softwarepublico.gov.br/social/sei

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa.

Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.


#2 – Citsmart ITSM Community

https://softwarepublico.gov.br/social/citsmart

Ferramenta Web de Gerenciamento de Serviços de TI baseada nas melhores práticas da Biblioteca ITIL que, através de seus processos, apoia a TI a se tornar parceira estratégica do negócio, entregando valor a seus clientes através de serviços.


#3 – GPWeb

https://softwarepublico.gov.br/social/gpweb

Entrega gestão estratégica e gerenciamento de projetos orientados a processos de padrão mundial, adaptados às necessidades da sua organização.

Projetado para gerenciar o planejamento estratégico e todo o ciclo de vida de seus projetos, o GPWeb fornece soluções construídas sobre poderosa capacidade de colaboração e de fluxos de trabalho.


#4 – SAGU – Gestão Acadêmica Unificada

https://softwarepublico.gov.br/social/sagu

Solução livre criada para apoiar o gerenciamento de instituições de Ensino (superior e técnico).

Seu funcionamento de forma modularizada, proporciona aos gestores um conjunto de ferramentas que integra e otimiza os processos dos diferentes setores da instituição.

O SAGU é um dos mais baixados no portal, com mais de 2900 downloads, e funciona nas plataformas Windows, Ubuntu e Debian.


#5 – SPED – Sistema de Protocolo Eletrônico

https://softwarepublico.gov.br/social/sped

Sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.


#6 – SAELE – Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas

https://softwarepublico.gov.br/social/saele

Desenvolvido pela UFRGS com o objetivo de disponibilizar esse importante serviço à comunidade universitária. O software foi desenvolvido em linguagem PHP utilizando o PostGresSQL como base de dados para manter seu repositório. Foi concebido sob a plataforma GPL – General Public License, disponível para ser compartilhado, reservado os seus direitos autorais.


#7 – e-Cidade

https://softwarepublico.gov.br/social/e-cidade

O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.

A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento.


Caso não tenha encontrado nenhum software que pode te auxiliar, dê uma olhada no catálogo do Portal do Software Público, e caso você já utilize alguma das soluções disponíveis, deixe seu comentário com sua experiência.

Se você gostou deste artigo,
compartilhe em suas redes sociais

Quer contribuir com o artigo?
Deixe seu comentário abaixo



Entre para nossa lista
e receba nossos conteúdos