Editais de concursos públicos no Diário Oficial da União -

Editais de concursos públicos no Diário Oficial da União

Postado em 25 de setembro de 2017, às 16:28
Mais sobre Diário Oficial da União



As publicações do Diário Oficial da União possuem utilidades que pouca gente imagina, como ter acesso a abertura de licitações para pregões, editais de concursos públicosnomeações e exclusões de servidores públicos e muitas outras.

Por lei, os editais para abertura de concurso público dos órgãos federais, devem ser publicados no Diário Oficial da União. Ou seja, se um concurseiro ficar de olho nas publicações do diário, saberá sempre que um concurso do seu interesse for lançado.

Porém, as publicações diárias possuem em média 500 páginas, logo não seria muito adequado para um ser humano ter que ler estas 500 páginas diariamente para saber do que se tratam as informações daquela edição.

Desta forma, mostra-se extremamente útil uma ferramenta que é capaz de procurar em todo Diário Oficial da União, automaticamente e gratuitamente, por algum assunto de interesse, e te avise por email, não é mesmo?

Pensando nisso, em 2017 foi lançado pelo Inovar Público, a ferramenta Alertas Diário Oficial, que gratuitamente, procura nas edições diárias da publicação os termos do seu interesse, como EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS, nomes de ÓRGÃOS FEDERAIS, seu NOME COMPLETO e o que mais sua imaginação permitir!

Por exemplo, se o concurseiro José, engenheiro, tem interesse em concursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele vai acessar a ferramenta e se cadastrar. Pode se cadastrar com seu email, ou então com sua conta do Google ou Facebook. O que achar melhor.

Após o cadastro, ele é levado para seu painel, onde tem acesso a informações sobre seus termos de interesse, estatísticas e relatórios dos alertas recebidos.

Como ainda é um novo usuário, deve acessar a opção MEUS TERMOS e cadastrar seus termos de interesse. Nesta página, é possível cadastrar qualquer informação, sendo necessário apenas informar se é uma busca por PALAVRAS SOLTAS ou então FRASE COMPLETA.

A sugestão neste caso, é inserir os seguintes termos:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a opção de termo exato (nome completo da universidade)
  • UFRJ, com a opção de termo exato (sigla da universidade)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro concurso, sem a opção de termo exato
  • UFRJ concurso, sem a opção de termo exato
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro edital, sem a opção de termo exato
  • UFRJ edital, sem a opção de termo exato
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro engenheiro, sem a opção de termo exato
  • concurso engenharia, sem a opção de termo exato (neste caso irá buscar em outros órgãos também, além da UFRJ)

Quando a opção TERMO EXATO é marcada, a ferramenta irá buscar somente publicações onde todas palavras do termo são encontradas em uma única frase.

Por exemplo buscando por Universidade Federal do Rio de Janeiro, TERMO EXATO, uma publicação com a frase “O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro resolve tornar público…” será encontrada.

Já uma publicação com a frase “O Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro resolve tornar público…” NÃO será encontrada. Então cadastre quantas opções achar melhor para conseguir encontrar a informação desejada.

Concluindo, este artigo teve objetivo de demonstrar apenas uma das inúmeras funcionalidades de uma ferramenta para busca de informações no Diário Oficial da União.

Para conhecer a ferramenta, que procura automaticamente e gratuitamente no Diário Oficial da União seus termos de interesse, e no momento da publicação deste artigo está sendo utilizada por mais de 2.000 usuários, acesse:
www.inovarpublico.com.br/ferramentas/diariooficial

Em breve daremos novas dicas sobre como obter informações importantes no Diário.

Se você gostou deste artigo,
compartilhe em suas redes sociais

Quer contribuir com o artigo?
Deixe seu comentário abaixo



Entre para nossa lista
e receba nossos conteúdos