Para quem ainda não conhece a Nubank, é uma startup lançada querendo sacudir o mercado financeiro, trazendo evolução e inovação às soluções existentes. Com características de fintech, empresa que une primorosamente tecnologia e finanças, a roxinha surge com pessoas (desenvolvedores, designers e engenheiros) inconformadas por natureza, em busca de uma jornada em um ramo dominado por gigantes.
Por que não levar esse inconformismo aos servidores públicos também? O que diferencia os serviços públicos das empresas privadas?
fonte: www.nubank.com.br
NU, vem de transparente, honesto, sem burocracia. A ideia por trás da empresa é ser mais que um cartão de crédito. É proporcionar uma experiência agradável aos seus clientes. É facilitar a vida deles, e não dificultar (como temos a ideia em relação a alguns serviços públicos que utilizamos).
– Tem uma dúvida?
Abra o app, e pergunte. Logo logo vem a resposta.
– Quer aumento de limite no cartão?
Abra o app e solicite.
– Quer bloquear o uso do cartão?
Com 2 cliques você consegue.
– Vai atrasar o pagamento da fatura este mês?
Acesse o app, e pergunte. Rapidamente eles te mostram os juros sem enrolação e letras miúdas.
Já imaginou como seriam algumas situações no DETRAN do seu estado, se a premissa fosse facilitar a experiência do usuário?
– Precisa vender seu carro?
Abra o app do DETRAN, insira seus dados e do comprador e envie os documentos necessários. Após análise do DETRAN, você recebe uma notificação de que tudo foi resolvido, e o novo documento do veículo está pronto para ser retirado ou enviado para o endereço do novo comprador.
Hoje não acontece assim, mas temos que pensar que isso também não é tão improvável de acontecer nos próximos anos, certo?
fonte: http://startupsebraeminas.com.br/a-proxima-onda-de-inovacao/
Ainda não entendeu a ideia?
Simplificar processos, desburocratizar tarefas fáceis de ser realizadas, focar na satisfação do cliente (afinal, todos somos clientes de serviços públicos) e dar transparência na divulgação de informações relevantes.
A própria empresa cita em seu site:
– Burocracia custa dinheiro. Então somos eficientes, para você não ter que pagar tarifas.
Serviços públicos devem ser mais enxutos, afinal quem financia somos nós, pagadores de impostos. E é como dizem, burocracia custa dinheiro.
Quem nunca foi a um órgão público para tentar resolver algum problema, ou realizar alguma solicitação simples, e se deparou com burocracias difíceis de entender e aceitar nos dias de hoje, sendo obrigatório o preenchimento de enormes formulários, enquanto tudo poderia ter sido resolvido com alguns cliques no site da instituição?
A Nubank aceita pedidos de novos cartões através do app instalado em seu smartphone, bastando inserir seus dados, tirar fotos de documentos e pronto. Simplificando o processo e agradando seu cliente.
fonte: http://acijs.com.br/blog/seus-colaboradores-sao-espectadores-ou-aliados-do-negocio/
Algumas iniciativas vem premiando a inovação em serviços públicos, como o Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública. Entre alguns serviços públicos inovadores que podemos destacar estão:
Iniciativa que levou milhares de processos de papel (pilhas e mais pilhas), para o meio digital. Foi uma solução que revolucionou a gestão dos processos administrativos da gestão pública.
Em 2015, mais de 150 instituições públicas já estavam utilizando o sistema e deixando de organizar seus processos fisicamente. Inúmeras vantagens, gerando economia em papéis, outsourcing e até com postagens.
O grande volume de bebidas apreendidas, que antes eram destruídas ou jogadas no meio ambiente, passaram a ser transformadas em biocombustível (utilizado em carros oficiais) ou álcool gel.
Menos poluição e mais sustentabilidade.
A ideia deste artigo não é promover o Nubank (poderíamos ter citado outras empresas como Uber, Buscapé, Méliuz, Contabilizei ou Guia Bolso), e sim chamar atenção para a inovação das propostas que vem sendo apresentadas. Pensar que se empresas hoje em dia estão mudando a forma como negócios são mantidos, através de mudanças disruptoras em sistemas fadados ao fracasso, é possível que isso se reflita em serviços públicos e essenciais.
Não importa em ramo você trabalha. Pouco importa se é privado ou público, saiba que sempre é possível melhorar seus serviços e encantar seus clientes/usuários.
– Desburocratize tarefas
– Facilite o serviços para quem usa
– Aprenda com quem tem inovado
– Seja você a mudança em seu setor. Converse com seus colegas.
Quer participar da discussão e dar sua opinião? Conhece casos de inovação no serviço público? Fale conosco abaixo!
Estamos aguardando e até a próxima!