5 dicas para economizar (valiosos) recursos em seu órgão -
menu Inovar Público - Clique para voltar à página inicial
build Ferramentas

5 dicas para economizar (valiosos) recursos em seu órgão

Postado por em 9 de July de 2017, às 10:00
Mais sobre Economia de Recursos

5 ideias para economizar valiosos recursos em seu órgão - Inovar Público

O Brasil hoje enfrenta uma das mais sérias crises econômicas já vividas. Esta crise vem afetando não só o dia-a-dia dos brasileiros, mas principalmente os governos e seus órgãos e instituições, que dependem do bem-estar financeiro deles.

Desta forma, mostra-se necessário a aplicação de medidas que visam aproveitar da melhor forma possível os recursos disponíveis. A seguir apresentamos dicas que podem trazer economia de recursos a médio e longo prazo à sua instituição.

#1 – Reaproveitamento de água

Reaproveitamento de água - Inovar Público

Muitas instituições pagam mensalmente altos valores em contas de água, usada principalmente para banheiros e limpeza do espaço. Além do lado econômico, uma boa iniciativa de reutilização de água para outros fins é vista com bons olhos pela sociedade.

Hoje em dia, é possível investir um baixo valor para se ter um sistema de reaproveitamento de água da chuva, através da instalação de equipamentos para captação de água nas calhas dos telhados. Em muitos casos é possível fazer adaptações sem ajuda de especialistas, seguindo dicas encontradas na internet. Com a água captada, é possível regar plantas nos jardins e  ainda aproveitar para usar em vasos sanitários e na limpeza de chãos e paredes.

Caso invista em equipamentos profissionais de captação, o retorno do investimento pode vir de 2 a 5 anos.

#2 – Instalação de placas solares para economia de energia

Instalação de placas solares para economia de energia - Inovar Público

Sendo um pouco mais caro que aproveitar águas da chuva, a energia solar vem recebendo destaque no Brasil, por ser uma forma mais limpa de gerar energia. Por aqui ainda é caro investir nestes equipamentos, porém o preço vem caindo ano após ano, e muitas empresas brasileiras estão investindo neste ramo.

Como hoje em dia quase todas as atividades das instituições são informatizadas, demandando uma grande necessidade de energia elétrica, uma forma de economizar recursos públicos seria através da diminuição da conta de luz.

Para especialistas, o retorno deste investimento pode vir em 5 anos, e o equipamento instalado tem vida útil aproximada de 25 anos, parecendo bem razoável para o poder público considerar investir nas placas.

#3 – Trocar lâmpadas antigas por LED

Trocar lâmpadas antigas por LED - Inovar Público

Também relacionado à economia de energia elétrica, a troca de lâmpadas por modelos mais atuais e mais econômicos pode trazer benefícios às instituições. Algumas iniciativas vem sendo feitas em prefeituras, trocando lâmpadas de iluminação pública, gerando cerca de R$ 40.000 de economia por ano, além de aumentar a segurança nas ruas, por estarem melhor iluminadas.

Lâmpadas LED, além de melhorar a iluminação, são mais duradouras que as já tradicionais fluorescentes, dispensando a troca constante.

#4 – Doação de mobília e equipamentos obsoletos

Doação de mobília e equipamentos obsoletos - Inovar Público

A lei brasileira permite que órgãos recebam equipamentos, mobília, automóveis e imóveis de outros órgãos, tornando-se normal esta prática. É comum em nosso país instituições que recebem muito mais investimento que outras, e desta forma mostra-se interessante a troca de material entre eles.

Em um caso onde uma universidade consegue adquirir novos computadores para seu laboratório de informática, é recomendado que os antigos equipamentos sejam doados a outras instituições que não possuem um laboratório de informática, por exemplo.

Entre os materiais passíveis de doação estão computadoresmesas, cadeiras, carros, impressoras entre outros.

#5 – Parcerias entre empresas e o poder público

Parceria público-privada - Inovar Público

As parcerias público-privadas (PPP) são acordos firmados entre empresas e o poder público, para a realização de uma obra ou serviço de interesse da população, sendo pago pela parte pública da parceria.

Seguindo algumas características deste modelo, também existem parcerias sendo realizadas onde não é necessária uma contrapartida por parte do poder público. São casos onde governantes iniciam seus mandatos em prefeituras e estados com dívidas milionárias, sendo necessária a realização de parcerias com a iniciativa privada, para implementar seus projetos.

Parcerias deste tipo, se realizadas com transparência e legalidade, podem trazer vários benefícios à população, como doação de automóveis para a frota pública, limpeza e manutenção de monumentos e parques públicos, cessão de equipamentos de informática para escolas públicas, entre outros.

Estas empresas apoiadoras podem se beneficiar através do marketing gerado pelas doações, e também pela marca estar ligada a atividades de natureza filantrópica.

# DICA EXTRA – Economize na compra de softwares

Softwares robustos podem ser caros, tornando-se impossíveis de serem adquiridos por alguns órgãos. Então vale destacar a iniciativa que disponibiliza gratuitamente softwares de diversas categorias e funcionalidades. Dezenas de soluções estão disponíveis no Portal do Software Público, com certeza irá encontrar o que precisa.


Existem muitas maneiras de economizar recursos nos órgãos públicos. Temos que pensar da mesma forma que pensaríamos em economizar em nossas casas, afinal de contas, quem paga pelos serviços públicos somos todos nós!

Caso tenha alguma dica de economia para compartilhar, comente abaixo.

Até a próxima!







  • André Abdalla

    Teste!

    • André Abdalla

      Outro em seguida!









Consulta Diário Oficial
por Inovar Público

www.inovarpublico.com.br